terça-feira, 11 de setembro de 2007

Base Teórica

::A MÚSICA NA ESCOLA::


A utilização da música no ensino de determinada disciplina abre um caminho comunicativo diferente do verbal – mais comumente utilizado. Além disso, a música desperta e desenvolve sensibilidades mais aguçadas na observação de questões pertinentes à disciplina estudada, tendo afinidade, principalmente, com aquelas que estudam a linguagem verbal.

O uso da música enriquece as aulas, desde que o professor dedique-se ao seu estudo, procurando compreendê-la, desenvolvendo o prazer de escutar diferentes sons, em combinações infinitas. É interessante ter ouvidos atentos, ler o que puder a respeito e, melhor ainda, se tiver a oportunidade de praticar música.

No trabalho com adolescentes, a linguagem musical é essencial, uma vez que esta faz parte do universo jovem, servindo assim como um meio de aproximação com os alunos. Vale a pena investigar os ritmos e estilos preferidos pela classe, ouvir, sem preconceitos, hip-hop, funk, rap, pop rock, pagode... Nessa aventura, podemos descobrir letras interessantes, grupos e cantores diferentes e, quem sabe, tornar nosso gosto pessoal e de nossos alunos mais aberto e eclético.


(Texto produzido pela Assessoria de Língua Portuguesa – Anos Finais)


Referência bibliográfica:

FERREIRA, Martins. Como usar a música na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2005. 4ª ed.

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